5 de janeiro de 2017

Testemunho SVE: Formação em Braga

Depois de apenas uma semana em Portugal, a Justyna e eu fomos a Braga para uma formação de chegada, organizada pela Agência Nacional. Havia outros 60 participantes de diferentes países europeus, incluindo Espanha, Itália, França, Alemanha, Luxemburgo, Lituânia, Estónia, Hungria e, claro, a Polónia.  

Para mim, esta formação foi uma grande oportunidade para conhecer novas pessoas e criar novas amizades internacionais. Saber que outras pessoas estão a viver as mesmas sensações e desafios em Portugal, tem me ajudado na minha adaptação.
Esta formação durou uma semana e constou em atividades de quebra-gelo, exercícios de autorrealização, algumas sessões sobre a União Europeia, programa EVS & Erasmus + e muitos jogos integrativos. Eu realmente gostei de como os nossos formadores organizaram a semana, infelizmente algumas atividades eram um pouco repetitivas e, portanto, às vezes tornava-se chato. Além disso, no último dia, tivemos a oportunidade de organizar os nossos próprios workshops para os outros participantes. Havia um workshop de hip-hop, de música folclórica polaca, workshops de jornalismo, workshops de fazer pizza, workshops de arte de papel japonês etc. Até eu tive a oportunidade de organizar o meu próprio workshop! Com a minha nova amiga alemã Marie-Sophie, cozinhámos brownies vegan para todos os participantes. Foi muito divertido e acho que as pessoas adoraram dos nossos brownies!
O destaque desta formação foi o jantar elegante organizado para nós pela Agência Nacional na sexta-feira à noite. Recebemos o tratamento completo, com tapete vermelho e tivemos a oportunidade de experimentar comida tradicional portuguesa e bebidas, tais como o bacalhau, frutos do mar, castanhas, Sangria e vinho do Porto. A formação foi em Braga, que é uma cidade tão bonita! Tem ruas estreitas típicas portuguesas, muitas igrejas e belas florestas.
O nosso horário foi tão ocupado que não tivemos tempo suficiente para explorar Braga decentemente, antes de irmos embora. Definitivamente tenho de ir lá novamente! Mas desta vez na primavera, o que me leva a outro tópico importante.
O tempo em Braga. Que foi horrível! Estava tão frio, chuvoso e com neblina. Até mesmo no nosso hotel nós congelávamos. Em comparação com Lisboa e Porto, o tempo naquela altura era de cerca de 20 graus e em Braga estavam 6 graus!  A maioria dos participantes não estava preparada para este tipo de clima, tinham apenas roupas de outono. É por isso que a maioria deles acabou por comprar cachecóis novos, chapéus e ate mesmo casacos de inverno! Resumindo a formação foi uma ótima experiência e estou muito feliz que a Agência Nacional a tenha criado.

Ida Krulak




Sem comentários:

Enviar um comentário