28 de janeiro de 2018

Testemunhos SVE: Lisboa e a Música

Antes de ter iniciado esta experiência nunca tinha visitado Portuga, e morar a apenas 30 km deLisboa pareceu-me logo uma oportunidade a não desperdiçar!

Mas a minha sorte não acabava aí.. é que a minha coordinadora, Filipa, é sobrinha do baterista dos Xutos e Pontapés, uma banda de nrock com uma história de longa duração. “São como os Rolling Stones portugueses”, disse-me um dos estudantes com quem falei durante uma das nossas aulas nas Escolas Secundárias.


Assim uma das minhas primeiras experiências em Lisboa foi um grande concerto dos Xutos e Pontapés no Coliseu de Lisboa...Emocionante!


Mas a estrela desta noite para mim foi a avó de Filipa, uma senhora com uma energia extraordinária!

Para ficar no âmbito musical, não poderia faltar uma noite de fado.
O nome fado chega da palavra latina fatum [= destino] porque a música é inspirada no típico sentimento português da saudade. As canções do fado falam sobre a emigração, a separação, o sofrimento e o afastamento.

Como quase todas as músicas populares, nasceu nos lugares da pequena delinquência urbana, tal como o samba, o tango e a canção napolitana.
Tambem neste caso posso dizer que eu tive sorte. Durante o meu primeiro dia a passear sozinha para Lisboa - depois muitas subidas e descidas, algumas no típico eléctrico 28, algumas a pé; depois de me perder entre as pequenas ruas da Alfama; depois de muito andar ao lado do rio Tejo, desde a Cais do Sodré até a Praça do Comércio e mais além - cheguei em um ótimo bar no Bairro Alto.

Os preços eram muito baratos e as pessoas que trabalhavam alì muito simpáticas e acolhedoras. Uma cerveja fresca era mesmo o que faltava!
Foi assim que encontrei o Pedro, a Soraya e a Mafalda e me fui embora com a promessa de  os reencontrar mais tarde para uma noite de fado num dos restaurantes mais populares e menos turísticos.

Assim, algumas semanas depois, eu e Mari fomos ao restaurante Dom Leitão, onde encontrámos uma alegria esmagadora. Leitão assado, vinho tinto e fado tradicional..
O que poderia querer mais?



Naturalmente Lisboa e arredores têm muitas coisas mais a descobrir, mas não temos pressa, certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário