8 de novembro de 2018

Testemunho SVE (3ªTemporada): Reflexão


Note: English version below.


Hoje estou a escrever este artigo para reflectir sobre um aspecto que me surpreendeu e que me tem impressionado pela positiva aqui em Portugal – a bondade e simpatia das pessoas.

Sempre que tenho alguma dificuldade, seja a perceber os horários dos autocarros, a marcar uma consulta no médico, etc, posso sempre contar com o apoio e simpatia das pessoas, o que hoje em dia cada vez se torna mais raro.

Este aspecto fez-me reflectir como muitas vezes as relações interpessoais são caracterizadas por ressentimentos que com o tempo vão destruindo a própria relação: toda a gente quer estar certo, não gostamos de ouvir os outros e muitas vezes pequena discussões tornam-se em desentendimentos mais amargos.

Digo isto porque aqui em Portugal estou a redescobrir a bondade da mente humana, algo a que já não estava acostumado, e que faz com que a minha vida aqui seja muito mais fácil e prazerosa.

Um sorriso, uma palavra bondosa, ajudar o outro de forma automática e sem hesitações são gestos que a sociedade acelerada que temos hoje em dia não facilita e que se estão a perder a olhos vistos.  

Recebemos aquilo que damos aos outros, sempre acreditei nisso, contudo, é verdade que às vezes me esqueço desses pormenores, a minha experiência em Portugal faz questão de me relembrar a importância desses gestos todos os dias.

Michele

::::::::::::::::::::::::::::::::

Reflexão

I am writing this inscription to dwell on an aspect that has impressed me positively and at the same time surprised me about Portugal: the kindness and friendliness of its people.

Whenever I found myself in difficulty, from understanding the timetable of the buses to having to book a medical examination, I received affectionate assistance as, unfortunately, is now very rare.

This aspect has made me reflect a lot on how, now, relations between people are characterized by a deep resentment that destroys relationships: everyone always wants to be right, does not listen to those around and often the discussions turn into bitter quarrels.

I say this because here in Portugal I am rediscovering a goodness of mind of the people to whom I was no longer accustomed, which makes the daily life much sweeter and more bearable.

A smile, a word said with kindness, helping others should be automatic, while they are aspects that the society of unbridled consumption and extreme speed, which does not even allow you to exchange a few words in front of a good coffee, is losing faster and faster.

What goes around comes around, I've always been sure of this phrase and this experience in Portugal is reminding me, if, unfortunately, sometimes I had forgotten.

Michele

Sem comentários:

Enviar um comentário