15 de janeiro de 2018

Testemunhos SVE: A Passagem do Ano



Para a Passagem do Ano decidimos de “trair” Portugal e aproveitar este período longo de férias para viajar em Espanha!

Mari

Durante as Férias de Natal fiquei em Lisboa, como convidade de uns rapazes que conheci na formação de Guimaraes. Foram dias inesquecíveis e tive a oportunidade de tentar fazer surf na Praia de Carcavelos! Foi muito divertido mas tambem dificil!!

 



No dia 27 de Dezembro deixei Portugal e dirigi-me a Espanha para celebrar a passagem de ano.

Um grande amigo vive em Barcelona e approvetei a sua disponibilidade para visitar esta maravilhosa cidade. Lá encontrei-me com o meu namorado. Foi muito interessante ver a capital da Catalunha, famosa pela sua arte e arquitectura -  como a Sagrada Familia e todos os edifícios bizzarros concebidos por Antonio Gaudi.



 






 

Foi muito positivo para mim passar tempo com pessoas que amo!
Estava a precisar disto!


Mila

No dia 25 de dezembro perdi a minha carteira Lisboa (Feliz Natal!) e o dinheiro que tinha para festejar a Passagem do Ano não era muito... Por isso decidi viajar da maneira mais barata possível... ou seja, apanhei boleia no BlaBlaCar desde Lisboa até Sevilha!

Por coincidência todas as pessoas que estavam no carro - quatro rapazes espanhóis e uma rapariga italiana - tinham terminado um SVE (Serviço de Voluntariado Europeu) na Polónia há pouco tempo
.
A viagem foi divertida e foi muito interessante trocar opiniões e conselhos com eles!

Em Sevilha esperava-me José, um couchsurfer iraniano que me ofereceu um sitio na sua casa para ficar uma noite gratuitamente.

Foi muito hospitaleiro, cozinhou-me um risotto de marisco e explicou-me algumas coisas históricas sobre a Catedral de Sevilha e sobre ás árvores de laranjas que ficam nas ruas e nas praças como símbolo de prosperidade.

No dia seguinte visitei a Plaza de España, e o resto do tempo andei pela cidade, consciente que meio dia não basta para ver tudo, e ue tenho de regressar rapidamente!

À noite apanhei mais uma boleia no BlaBlaCar com o Pepe, um rapaz espanhol, desta vez ía para Granada.

Aqui reencontrei-me Ludovica e Eloy, o casal que encontrei na primeira boleia, e que me tinha convidado para celebrar a passgem de ano com eles
.
Na casa de um amigo deles, Jonny, encontrei muitos jovens espanhóis, italianos, entre outros.

Durante o primeiro dia em Granada andei sozinha pela cidade: visitei a zona monumental e a Alhambra, perdi-me no bairro árabe El Albaicín, cheio de pequenas ruas brancas, admirei o panorama do Mirador San Nicolas, e descobri algumas das caves do Sacromonte. No passado eram caves ocupadas mas hoje muitas tornaram-se atrações turísticas. O homem que mora nesta cave, disse-me que aqui a temperatura é sempre amena, e não há humidade graças aos cactos plantados em cima.



Depois fui a cozinhar com os outros para o jantar de dia 31 dezembro.
Éramos quinze pessoas mais ou menos...

Eu fiz uma parmigiana di melanzane, um prato típico italiano à base de berinjelas; O Eloy e Ludovica cozinharam uns excelentes camarões!

Depois fomos na praça do município, brindar ao novo ano, dançar e comer as doze uvas, uma por cada badalada, como quer a tradição!

A festa continuou nas ruas e em casa….

No dia seguinte fomos a tapear - beber uma coisa complementada por uma pequena comida, uma actividade típica de Andaluzia e especialmente de Granada.

Reza a lenda que foi o rei que tornou as tapas obrigatórias para evitar que os seus mensageiros tornassem demasiado bêbedos durante as entregas e caíssem dos caminhos da Sierra.

Quando estávamos perto da Plaza de Toros, o Eloy e Ludovica explicaram-me também o significado da expressão “brindar ao sol”, muito utilizada em politica, que significa “fazer uma coisa sem acreditar nesta, para ganho pessoal”.

O toreador que nao fazia uma boa corrida costumava cumprimentar o “lado do Sol”, o mas barato, por que as pessoas que sentavam aqui nao eram muito experientes….

Depois do almoço, subimos através do El Albaicín, até o Eremo de S. Miguel, para ver o primeiro pôr-do sol do ano!

Foi maravilhoso: quando as luzes mudam, Alhambra e a cidade toda parece um lugar mágico!

Abaixo do Eremo estão algumas caves, estas realmente ocupadas. Paramos alì um pouco, entre fogueiras e tambores, enquanto anoitecia.


No dia seguinte comemos tapas doces como pequeno almoço e tentámos visitar melhor o Sacromonte. Contudo, na rua encontramos muitas caixas abandonadas cheias de livros e a tentação para parar ganhou!


Tive que correr para apanhar a minha ultima boleia. Direção: Setúbal.

O condutor, o Hugo, foi tão gentil que acabou por me levar mesmo até a minha casa no Montijo, e convidou-me para lhe ligar quando visitar a sua cidade!


Agora, voltamos ao trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário