Uma das
nossas atividades como voluntárias consiste em dinamizar algumas aulas de
inglês nas Escolas Secundárias de Montijo e Alcochete.
Antes
da primeira aula que dinamizámos decidimos fazer um plano para nos ajudar a
saber o que fazer.
Foi
difícil, por que não sabíamos como organizar o tempo disponível, nem quais as
atividades mais úteis ou interessantes para uma turma de adolescentes.
Decidimos
começar com uma rápida apresentação em inglês, para isso pedimos aos jovens que
encostassem as mesas e as cadeiras à parede e fizessem um círculo no centro da
sala.
Depois
fomos passando uma pequena bola, quem a recebesse tinha que dizer o seu nome,
uma coisa que gostasse e uma que não gostasse.
Depois
para nos energizar fizemos um jogo com música.
Cada jovem recebe uma folha de papel onde desenha uma
moldura e escreve o seu nome. De seguida dobram o papel.
Quando a música começa têm que trocar os papéis dobrados o
maior número de vezes possível.
Quando a música têm que desenhar uma parte da cara da
pessoa cujo nome está em cima do papel que têm na mão.
Repetimos o mesmo processo quatro vezes (cara e cabelos,
olhos, nariz e boca) e com movimentos diferentes no momento da troca.
No final cada estudante recebe o seu retrato e pode
colá-lo na parede junto a um pequeno envelope. A ideia é criar pequenas caixas
de correio onde os alunos possam deixar mensagens uns para os outros.
Nós deixamos as
primeiras mensagens: pequenas frases em italiano traduzidas para português e
inglês.
Depois colamos na parede
algumas imagens de diferentes coisas e pessoas.
Os estudantes, divididos em equipas, têm de adivinhar as que são ou não
italianas. Aproveitamos esta ocasião para partilhar um pouco sobre Itália e
deixar algumas sugestões para o futuro..
Para aprender mais sobre o Portugal, dividimos a turma em quatro equipas e
atribuímos um tema diferente a cada uma: cidades, comidas, música e tradições.
Cada equipe tem dez minutos para pensar sobre o seu tema e escrever coisas
típicas de Portugal para nos apresentar e recomendar (em inglês).
Quando
temos menos tempo pedimos simplesmente aos jovens que nos aconselhem alguns
lugares a visitar em Portugal.
No final, para falar um
pouco sobre o projecto de Serviço de Voluntariado Europeu e a nossa Associação
Mundo Inseparável, colamos na parede um mapa do Portugal e um da Europa. Depois
damos a cada pessoa dois post-it de cores diferentes onde eles têm que escrever
os seus nomes. Os alunos devem por o post it verde num país que já visitaram e
que gostaram muito, e o rosa num país que gostariam visitar.
Os jovens têm depois
oportunidade de partilhar com o resto da turma as suas motivações.
Para concluir,
explicamos como funciona um projeto SVE e como isso pode ser uma boa
oportunidade para viajar e encontrar pessoas com culturas diferentes, para
aprender a fazer coisas novas e para compreender melhor o nosso futuro.
Se no início fazer tudo
isto parecia muito difícil, agora, cada vez se torna mais fácil pois vamos
ficando mais confortantes. Talvez seja altura de mudar o plano!
Sem comentários:
Enviar um comentário