14 de dezembro de 2018

Testemunho SVE (3ªTemporada): Aventura Portuguesa – Workshops criativos

Note: English version below


Recentemente tivemos a oportunidade de participar numa serie de workshops organizados pela nossa associação em parceria com o Projecto Roda Livre. O evento foi dinamizado na Escola Profissional do Montijo e o seu objectivo era apresentar formas alternativas de educação para crianças e jovens.

Os workshops foram divididos em diferentes partes. Os participantes receberam sacos com cores diferentes e foi pedido que se juntassem com os participantes com um saco da mesma cor e assim formarem equipas.

De seguida estas equipas foram encaminhadas para as salas, de acordo com a cor do saco que tinham. Em cada sala, dinamizadores convidados estavam à nossa espera para conduzir workshops repletos de tarefas fora do comum.

Desenhámos, dançámos, cantámos, fizemos teatro e fizemos actividades utilizando uma bola e vendas nos olhos. Todas as actividades implicavam um grande envolvimento dos nossos sentidos, criatividade e emoções. Embora alguns dos desafios parecessem estranhos ao início, no final revelaram-se úteis e muito interessantes.

Durante os intervalos tivemos ainda “energizers”, também conduzidos por dinamizadores convidados, que serviam para nos !aquecer” e divertir.

Vou descrever sucintamente um pouco do que se passou em cada workshop:

Workshop de desporto – diria que foi mais um treino de confiança, durante o qual tivemos de vendar os nossos olhos e explorar/confiar nos nossos outros sentidos e nos nossos parceitos de forma a completar a actividade de forma eficiente. Neste workshop acima de tudo precisámos de confiança mútua e cooperação.

Workshop de dança – coduzido por duas técnicas que trabalham regularmente com pessoas portadoras de deficiência. Trabalhámos velocidade, fanzendo movimentos rápidos ou lentos, comunicámos uns com os outros através do movimento, olhares , etc. Tomámos decisões em conjunto sem precisarmos de falar, e funcionou!

Workshop de artes plásticas: desenhámos a nossa cara rapidamente com enfâse numa característica da nossa personalidade. Posteriormene ouvimos música relaxante e desenhámos novamente, desta vez as imagens que haviam aparecido na nossa momento durante o momento de relaxação – os resultados foram muito interessantes!

Workshop de música: onde falámos sobre a importância da música nas nossas vidas e tentámos cantar em grupos com um ritmo dado por um grupo e sons dados por outro.

Workshop de tratro: que incluiu fazer movimentos e apresentar pequenas cenas como por exemplo representar uma cena improvisada com algum objecto que havia sido providenciado.

Todos os workshops foram muito envolventes e todos nos deram experiências diferentes. Nunca tinha experimentado a maioria das actividades apresentadas o que para mim foi um sinal de que na minha educação algo falhou! Nunca é tarde para começar J Mas teria sido interessante ter mais destas actividades práticas durante o meu percurso escolar.

Após terminarmos todos os workshops tivemos um momento de partilha com o grande grupo onde podemos reflectir de que forma podemos utilizar as aprendizagens adquiridas nas nossas actividades profissionais. Entre muitas outras conclusões, todos concordámos que os elementos de criatividade apresentados poderiam ser inseridos no sistema educativo e assim ajudar a desenvolver e a libertar a individualidade de todos os alunos, mesmo aqueles que numa aula tradicional não têm oportunidade de se revelar. Assim as aulas poderiam ser mais interessantes e dinâmicas, o que seria positivo tanto para professores como para os alunos!

Karolina




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Portuguese adventure – creative workshops


                Recently we have had an occasion to participate in a series of workshops organized by our association crew and Roda Livre project. The even took place at the Professional School of Montijo and its objective was presenting alternative to traditional ways of educating children and teenagers. The workshops were divided into a few parts. The participants received different colors of bags and were asked to join the members of the same color, composing teams.


As the teams we went to the classrooms according to the colors we had.  In every class the invited guests running workshops were waiting for us with particular, unusual tasks.


                We were drawing, dancing, singing, acting in a “theatre” and doing activities with a use of ball and eye bands. All the activities in a huge part were involving all our senses and releasing our creativity and emotions. Although some of them seemed to be weird  at the beginning, at the end they turned out to be useful and interesting. During breaks we had “energizers” also conducted by the invited persons which aim was to warm us up and give us some fun J

                I will shortly describe each of the workshops below:

- Sports’ workshop but I would say more a training of trust, during which we had eye bands and because of it we needed to use other than sight senses and work in a team to do activities effectively – mutual trust and cooperation were important in this case;

- dance workshop conducted by two girls, working with disable people doing dance activities with them; we were working with velocity, speeding up or slowing down our movements and we were communicating with each other only by movements, sights and by studying each other - we were making decisions together without speaking and it worked! J

 - drawing workshop,  during which we were drawing our face very quickly with an emphasize on characteristic of our personality; then we were listening a relaxing music and drawing once again, this time presenting images which had appeared in our heads during the music session – the results were interesting!,
 - music workshop, which was a presentation of music importance in our lives and a trial to sing in groups by giving a rhythm by one group and giving a sound by the other,
- theatre performing workshop, which included making movements and presenting simple scenes such as a short improvised scene done by all members of the group with an use of the given items.
                All the workshops were absorbing and were giving us something else in terms of experience.
I haven’t done most of the activities before which was a sign for me that in my education process there were some gaps missing! It’s never too late to begin J However, it would be nice to have more practical contact with arts during school years!

                After finishing the workshops we were concluding our experience by telling in a public forum how we can use it in the education field. Among many conclusions, we had agreed that the creative elements introduced to formal education can help in a developing and releasing individuality of the students, who don’t have a chance to show it in regular classes and the particular classes can become more dynamic and interesting, which is positive both for teachers and students!


Karolina



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