Recentemente tivemos a
oportunidade de participar numa serie de workshops organizados pela nossa
associação em parceria com o Projecto Roda Livre. O evento foi dinamizado na
Escola Profissional do Montijo e o seu objectivo era apresentar formas
alternativas de educação para crianças e jovens.
Os workshops foram divididos em
diferentes partes. Os participantes receberam sacos com cores diferentes e foi
pedido que se juntassem com os participantes com um saco da mesma cor e assim
formarem equipas.
De seguida estas equipas foram
encaminhadas para as salas, de acordo com a cor do saco que tinham. Em cada
sala, dinamizadores convidados estavam à nossa espera para conduzir workshops
repletos de tarefas fora do comum.
Desenhámos, dançámos, cantámos,
fizemos teatro e fizemos actividades utilizando uma bola e vendas nos olhos.
Todas as actividades implicavam um grande envolvimento dos nossos sentidos,
criatividade e emoções. Embora alguns dos desafios parecessem estranhos ao
início, no final revelaram-se úteis e muito interessantes.
Durante os intervalos tivemos
ainda “energizers”, também conduzidos por dinamizadores convidados, que serviam
para nos !aquecer” e divertir.
Vou descrever sucintamente um
pouco do que se passou em cada workshop:
Workshop de desporto – diria que
foi mais um treino de confiança, durante o qual tivemos de vendar os nossos
olhos e explorar/confiar nos nossos outros sentidos e nos nossos parceitos de
forma a completar a actividade de forma eficiente. Neste workshop acima de tudo
precisámos de confiança mútua e cooperação.
Workshop de dança – coduzido por
duas técnicas que trabalham regularmente com pessoas portadoras de deficiência.
Trabalhámos velocidade, fanzendo movimentos rápidos ou lentos, comunicámos uns
com os outros através do movimento, olhares , etc. Tomámos decisões em conjunto
sem precisarmos de falar, e funcionou!
Workshop de artes plásticas:
desenhámos a nossa cara rapidamente com enfâse numa característica da nossa
personalidade. Posteriormene ouvimos música relaxante e desenhámos novamente,
desta vez as imagens que haviam aparecido na nossa momento durante o momento de
relaxação – os resultados foram muito interessantes!
Workshop de música: onde falámos
sobre a importância da música nas nossas vidas e tentámos cantar em grupos com
um ritmo dado por um grupo e sons dados por outro.
Workshop de tratro: que incluiu
fazer movimentos e apresentar pequenas cenas como por exemplo representar uma
cena improvisada com algum objecto que havia sido providenciado.
Todos os workshops foram muito
envolventes e todos nos deram experiências diferentes. Nunca tinha
experimentado a maioria das actividades apresentadas o que para mim foi um
sinal de que na minha educação algo falhou! Nunca é tarde para começar J Mas teria sido
interessante ter mais destas actividades práticas durante o meu percurso
escolar.
Após terminarmos todos os
workshops tivemos um momento de partilha com o grande grupo onde podemos
reflectir de que forma podemos utilizar as aprendizagens adquiridas nas nossas
actividades profissionais. Entre muitas outras conclusões, todos concordámos
que os elementos de criatividade apresentados poderiam ser inseridos no sistema
educativo e assim ajudar a desenvolver e a libertar a individualidade de todos
os alunos, mesmo aqueles que numa aula tradicional não têm oportunidade de se
revelar. Assim as aulas poderiam ser mais interessantes e dinâmicas, o que
seria positivo tanto para professores como para os alunos!
Karolina
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Portuguese adventure – creative workshops
Recently
we have had an occasion to participate in a series of workshops organized by
our association crew and Roda Livre project. The even took place at the
Professional School of Montijo and its objective was presenting alternative to
traditional ways of educating children and teenagers. The workshops were
divided into a few parts. The participants received different colors of bags
and were asked to join the members of the same color, composing teams.
As the teams we went to the classrooms according to the colors we had. In every class the invited guests running
workshops were waiting for us with particular, unusual tasks.
We
were drawing, dancing, singing, acting in a “theatre” and doing activities with
a use of ball and eye bands. All the activities in a huge part were involving
all our senses and releasing our creativity and emotions. Although some of them
seemed to be weird at the beginning, at
the end they turned out to be useful and interesting. During breaks we had “energizers”
also conducted by the invited persons which aim was to warm us up and give us
some fun J
I
will shortly describe each of the workshops below:
- Sports’ workshop but I would say more a training of trust, during which we
had eye bands and because of it we needed to use other than sight senses and
work in a team to do activities effectively – mutual trust and cooperation were
important in this case;
- dance workshop conducted by two girls, working with disable people doing
dance activities with them; we were working with velocity, speeding up or
slowing down our movements and we were communicating with each other only by
movements, sights and by studying each other - we were making decisions together without speaking and it worked! J
- drawing workshop, during which we were drawing our face very
quickly with an emphasize on characteristic of our personality; then we were
listening a relaxing music and drawing once again, this time presenting images
which had appeared in our heads during the music session – the results were
interesting!,
- music workshop, which was a
presentation of music importance in our lives and a trial to sing in groups by
giving a rhythm by one group and giving a sound by the other,
- theatre performing workshop, which included making movements and presenting
simple scenes such as a short improvised scene done by all members of the group
with an use of the given items.
All
the workshops were absorbing and were giving us something else in terms of
experience.
I haven’t done most of the activities before which was a sign for me that in my
education process there were some gaps missing! It’s never too late to begin J However, it would be nice to have
more practical contact with arts during school years!
After
finishing the workshops we were concluding our experience by telling in a
public forum how we can use it in the education field. Among many conclusions,
we had agreed that the creative elements introduced to formal education can
help in a developing and releasing individuality of the students, who don’t
have a chance to show it in regular classes and the particular classes can
become more dynamic and interesting, which is positive both for teachers and
students!
Karolina
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